3 dicas para inovar na sua empresa de logística

Pensar e praticar a inovação e fundamental para a sobrevivência de uma empresa de logística. 

O mercado logístico é um dos que mais demanda recursos e tecnologias para manter-se inovador e competitivo. 

Mas por que este ainda é um segmento tão defasado em termos de tecnologia? 

No Brasil, além da falta de investimento governamental, a economia depende de um modal quase exclusivamente rodoviário, inclusive para transportes de longa distância – ao contrário do que acontece em países como Rússia, Canadá, Austrália, Estados Unidos e China, que utilizam o sistema ferroviário para o transporte de grande parte das cargas. 

No Brasil, apenas pouco mais de 10% das rodovias são pavimentadas, o que torna o modelo custoso e muitas vezes mais demorado. 

Sendo assim, as empresas de logística precisam pensar em soluções transformadoras para compensar essa escassez. E a melhor forma de fazer isso é trabalhando a inovação de dentro para fora. 

Dica número 1: inovação e transformação digital  

A transformação digital é essencial para melhorar o desempenho, aumentar o alcance, garantir resultados melhores e garantir a sobrevivência de uma empresa. Essa mudança não é só tecnológica, mas estrutural, e envolve, mais do que tudo, pessoas. 

Por meio de plataformas digitais, como o blockchain, é possível promover uma transformação corporativa capaz de diminuir custos, agilizar processos e agregar valor à produção e aos processos logísticos. 

Dica número 2: foco no cliente 

A experiência do cliente é o fator determinante para fidelizá-lo ou perdê-lo. Portanto, pense em como você pode usar a tecnologia e a inovação para facilitar a vida do seu cliente.  

Muito usada por startups, a prática Customer Success tem como principal objetivo garantir que todos os clientes consigam alcançar os melhores resultados ao usufruir seus produtos e serviços. 

A Customer Success vai além de oferecer um bom suporte: ele visa identificar e antecipar os problemas para, então, antecipar as soluções. 

Por meio de um software CRM (Customer Relationship Management) é possível coletar e armazenar dados de seus clientes que permitirão otimizar seu atendimento e sua experiência. Os dados vão desde os hábitos de consumo até os dados geográficos deste consumidor, e ajudarão a traçar o seu perfil de compra. 

Com as informações organizadas e guardadas no sistema, fica muito mais simples e eficaz contornar uma gestão de crise, por exemplo. 

Dica número 3: ter processos contínuos de experimentação rápida 

Ter processos contínuos de experimentação rápida é fundamental para que a inovação aconteça. 

Esse tipo de inovação envolve a implementação de novas ideias ou soluções em toda a organização, sem restringir isso a apenas alguns departamentos.  

A ideia central desse método é montar um processo de experimentos que tenham hipótese, observação, mensuração e aprendizado, e os gestores precisam ter uma mentalidade aberta às opiniões ou ideias de todos. 

Seguindo estas dicas, o mais importante é não ter medo de errar. As tentativas de erro e acerto é que irão tornar o ambiente de trabalho mais propício à inovação. 

Sobre o Autor   

A tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.   

www.tegup.com





© TegUP Ventures 2022. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.

Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin Instagram
.