A (r)evolução das máquinas: robôs inteligentes realizam logística interna autônoma

A Internet das Coisas e a Inteligência Artificial estão revolucionando a logística e mudando a forma como as entregas são realizadas, diminuindo custos e tempo de transporte. 

Hoje já é possível usufruir do serviço de drone delivery, ou seja, contratar uma empresa para realizar a entregas por meio de drones inteligentes. Para esta modalidade, há empresas que realizam entrega de medicamentos, órgãos, bolsas de sangue, produtos de e-commerce, supermercado e delivery de comida em geral. 

Mas não são apenas as startups que estão investindo em tecnologia de ponta para realizar entregas. 

No início de 2020, a Ford anunciou a compra de robôs inteligentes para explorar o segmento de entregas autônomas. 

Os robôs, do modelo Digit, serão produzidos pela startup norte-americana Agility Robotics.  

Segundo a Agility Robotics, o Digit pode ser usado para transporte em armazéns, carga e descarga de mercadorias.  

Equipado com câmeras, sensores LIDAR (os mesmos utilizados por carros autônomos) e algoritmos de inteligência artificial, o robô tem tamanho e formato semelhante ao corpo humano e é capaz de transportar caixas de até 18kg enquanto caminha de pé. Suas “articulações” permitem que ele suba e desça escadas e caminhe, inclusive, sobre superfícies irregulares. As juntas são vedadas para operação em ambientes externos e sua bateria certificada pela ONU 38.3 permite o transporte aéreo de cargas. 

Além do uso para logística interna, a Ford espera conectar os robôs, futuramente, com serviços autônomos de entrega realizados em parceria com outras empresas — como o Walmart. 

Pela primeira vez, um robô humanoide completo  com recursos de mobilidade e manipulação  estará disponível para clientes em uma ampla variedade de indústrias, internas e externas. Estamos ansiosos para mostrar nosso trabalho em tarefas de logística e não logística nos próximos meses.” 

Damion Shelton 

CEO da Agility Robotics 

Por enquanto, durante a fase de testes, a montadora espera explorar novas maneiras de integrar tecnologias avançadas com operadores humanos, trazendo eficiência para diversos processos internos. 

Sobre o Autor   

A tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.  

Saiba mais: www.tegup.com 





© TegUP Ventures 2022. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.

Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin Instagram
.