Acqui-hiring: o modelo de aquisições que visa somar talentos para expandir negócios

Acqui-hiring (ou contratação de Acqui, em português) é um modelo de aquisição empresarial que visa recrutar também os funcionários, e não somente os produtos e serviços da empresa adquirida. 

Bastante praticado no Vale do Silício, a acqui-hiring tem como foco principal aproveitar os talentos da empresa e poupar custos, tempo e esforços com novas contratações e treinamentos. 

A aquisição de talentos pode ser favorável tanto para os funcionários, que ganham o prestígio de serem comprados por uma companhia maior, quanto para a empresa, que encurta o caminho dos típicos processos de contratação, que envolvem: desenho do cargo, divulgação da vaga, triagem de currículos, entrevistas, testes, dinâmicas, treinamento, entre outros. 

No início de 2010, a contratação de aquisições tornou-se comum em empresas iniciantes, especialmente no setor de tecnologia (em que os engenheiros de software qualificados trabalhando para startups eram considerados lucrativos).  

Em março de 2013, o Facebook era o maior executor de aquisições de talentos. Uma de suas aquisições, a FriendFeed, trouxe vários ex-alunos do Google com alto perfil empresarial, incluindo Bret Taylor, programador que se tornou diretor de tecnologia do Facebook logo após a aquisição.  

Twitter, Yahoo e Google também foram classificados como adeptos da acqui-hiring. 

Em janeiro, o Nubank divulgou sua primeira aquisição. A fintech comprou a startup Plataformatec (especializada em ajudar no desenvolvimento e gerenciamento de produtos digitais) com o objetivo de somar talentos de profissionais das áreas de engenharia, software e metodologias e trazê-los para seus negócios.  

O Nubank tem hoje quase 20 milhões de clientes e se tornou um unicórnio em março de 2018. Agora, a fintech está de olho nos pagamentos instantâneos. 

Sobre o Autor 

A tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento. 

Saiba mais: www.tegup.com





© TegUP Ventures 2022. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.

Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin Instagram
.