O que os investidores analisam nas startups?

O que se passa na cabeça dos investidores de startups? O que eles levam em consideração na hora de avaliar um negócio? 

Essa é uma dúvida muito comum e que ronda os jovens empreendedores de startups. A resposta para essa pergunta é o que servirá de base para os “startupeiros” montarem suas estratégias e tornarem suas empresas mais atraentes aos olhos dos investidores (seja o investidor-anjo ou o fundo de investimentos). 

Leia nosso artigo até o fim e entenda como funciona o processo de análise por parte dos investidores e quais são os requisitos básicos para ser escolhido por eles. 

Ter domínio sobre o seu próprio negócio 

Atualmente, os países da América Latina têm se destacado na hora de atrair investidores. Isso se dá, principalmente, pela baixa das taxas de juros, que faz com que os investimentos de risco se tornem mais atrativos.  

E o Brasil lidera o número de abertura de startups na região. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil tem 12.700 startups. Esse número representa um crescimento de 27% em relação a 2018. 

Em meio a tantos concorrentes, como tornar sua startup mais atrativa? Um dos principais pontos é entender bem do seu próprio negócio. 

Para conseguir chamar a atenção dos investidores, a startup precisa conhecer profundamente seu mercado de atuação e, principalmente, o seu próprio negócio. Entender suas metodologias, saber por que elas são usadas, quais resultados elas geram e ter uma visão de longo prazo. Isso significa que todo o time precisa entender o que a startup quer no futuro e como vai se transformar em uma empresa de grande porte. 

Para chegar a essas conclusões, o empreendedor precisa responder a algumas perguntas: quais as características-chave dos produtos e serviços que comercializa, quais os diferenciais do seu negócio e quem são seus principais concorrentes. 

Um modelo de negócios bem definido 

Investidores costumam mirar em startups que já tenham superado a fase inicial, tenham projetos transformadores, que apresentem um plano de crescimento bem elaborado e que estejam crescendo de forma sustentável. Isso é garantia de retorno sobre o investimento, afinal, essas startups já possuem um modelo de negócios bem definido. 

Se você tem uma startup de logística iniciante e quer que ela seja bem vista pelos olhos dos empreendedores, que tal participar do programa de aceleração da tegUP? 

Além do investimento para a sua startup alavancar no mercado, nós oferecemos infraestrutura completa com estações de trabalho, amplas salas de reunião, área de descompressão e ambiente que estimula a criatividade. 





© TegUP Ventures 2022. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.

Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin Instagram
.