Qual a diferença entre aceleradora e incubadora na prática?

Por: tegUP, aceleradora de startups.     

Por definição, a diferença entre uma aceleradora e uma incubadora é simples: as aceleradoras trabalham com startups que já estão em processo de crescimento ou validação de acordo com a jornada do empreendedor, enquanto as incubadoras ajudam empreendedores em um estágio inicial de idealização, até o começo da validação do projeto. 

Ambas as instituições apoiam os empreendedores. Mas como saber qual é a mais adequada para o seu negócio? 

Na prática, há algumas distinções entre uma e outra. 

Geralmente, as incubadoras buscam apoiar pequenas empresas de acordo com alguma diretiva governamental ou regional. Por exemplo, incentivam projetos de logística de startups localizadas no litoral devido à proximidade com a zona portuária, o que facilita as operações de importação e exportação. 

Já as aceleradoras, por sua vez, estão mais focadas em empresas que tenham o potencial para crescerem muito rápido e apostam em uma boa ideia. 

As aceleradoras são lideradas por empreendedores ou investidores experientes, enquanto as incubadoras têm gestores com experiência em mediar o poder público, as universidades e empresas.  

Este é outro ponto de diferenciação entre uma aceleradora e uma incubadora: as aceleradoras usam capital privado para seu próprio financiamento, enquanto as incubadoras aproveitam a disponibilidade de verbas públicas, tanto para investirem em si próprias como para investir nas startups incubadas. 

Além disso, as aceleradoras são fortemente apoiadas em sessões de mentoring, seja em palestras ou conversas pessoais entre empreendedor e mentor. Já as incubadoras são baseadas no modelo tradicional de consultores, que são contratados para apoiar os incubados especificamente. 

Se você ainda tem dúvidas sobre em qual estágio o seu negócio se encontra, avalie os seguintes requisitos: 

Seu modelo de negócios é baseado na economia tradicional, tem uma ideia bacana, com grande potencial de crescimento, mas ainda precisa se desenvolver para sair do papel? Procure uma incubadora. 

Agora se a sua startup está em busca de uma inovação radical e tem um modelo de negócios escalável e repetível, então procure uma aceleradora.  

A tegUP é mais que uma aceleradora, é o braço de inovação aberta e tecnologia da Tegma, um dos principais operadores logísticos do Brasil e Mercosul. 

Além do investimento, a tegUP oferece espaço para coworking, salas de reunião, sala de descompressão, coaching, mentoria, apoio à gestão, além de laboratório real para testes e  

ambiente propício ao networking. 

Acompanhe nossas redes sociais e fique de olho nas inscrições o próximo ciclo de aceleração. 

Sobre o Autor      

A tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.       

www.tegup.com.  





© TegUP Ventures 2022. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.

Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin Instagram
.