Startups x impacto social: como apps estão usando a tecnologia para melhorar nossa realidade atual 

Por: tegUP, aceleradora de startups. 

 

 

Todos os anos, a Google realiza uma premiação chamada Google Play Awards divulga a lista de aplicativos que mais se destacaram no Google Play em diversas categorias. Em 2018, a categoria que mais chamou a atenção do mercado e da mídia foi a de apps com Melhor Impacto Social.  

 

Os aplicativos escolhidos este ano foram: 

 

E por que eles mereceram tanto ou mais destaque que outras categorias? Bill Gates, o fundador da Microsoft e um dos maiores filantropos do mundo, ao lado de sua esposa, Melinda Gates, escreveu, há alguns anos, em uma carta da Fundação que mantém, a seguinte frase: “Todos os dias no nosso trabalho somos inspirados pelas pessoas que encontramos fazendo coisas extraordinárias para melhorar o mundo.”    

  

Essa motivação de mudar o mundo, unida ao alcance exponencial da tecnologia, é o que torna esses empresários os verdadeiros transformadores sociais das próximas décadas. Com uma abordagem voltada à resolução de problemas e com o uso das ferramentas tecnológicas certas, esses aplicativos em destaque no Google Store e muitos outros estão abrindo novos caminhos sociais no mundo todo.  

 

O Khan Academy é inspirador. Nele, pessoas do mundo todo podem assistir às aulas e aprender praticamente qualquer coisa sem pagar nada. São mais de 10 mil vídeos com conteúdos e exercícios interativos sobre matemática (aritmética, pré-álgebra, álgebra, geometria, trigonometria, estatística, cálculo, álgebra linear, etc.), ciências (biologia, química, física, etc.), economia e até mesmo humanidades, com listas de reprodução sobre história da arte, educação cívica, finanças, etc.  

 

O aplicativo atende pessoas de baixa renda que têm acesso limitado à internet, pois permite seu uso offline e também que cada pessoa siga sua velocidade de aprendizagem. Simplesmente ler as mensagens deixadas pelos usuários no site do aplicativo já mostra sua dimensão e pesquisas feitas pelo próprio desenvolvedor também mostram que alunos que utilizam a Khan Academy atingem uma melhoria de desempenho duas vezes maior que seus colegas. Especificamente em 2014, um programa extracurricular de matemática na África do Sul constatou uma melhora média de 14% nas notas de aritmética e álgebra quando a Khan Academy foi utilizada por cerca de duas horas por semana, durante dez semanas. 

 

Já o Otsimo foi criado para mudar a realidade de um grupo específico e pouco apoiado pela educação tradicional. Ele é um jogo educativo, desenvolvido para crianças diagnosticadas com distúrbios de aprendizagem, déficit de atenção, autismo, síndrome de downAsperger e outras necessidades especiais. O app foi criado para ensinar palavras, alfabeto, números, emoções, cores, animais, entre outros conhecimentos
Otsimo não apenas auxilia a criança com necessidade especial, mas cria um novo laço comunicacional com suas famílias, já que consiste em duas plataformas separadas: uma dedicada para as crianças e outra para suas famílias. Esta possui acesso ao programa de educação da criança, permitindo acompanhar o progresso, verificar a aprendizagem e configurar as definições de dificuldade.

Já o aplicativo Forest: Stay Focused também pode ser útil para quem é desenvolvedor já que, para gerar inovação, é necessário estar concentrado naquilo que está sendo construído. O Forest ajuda a reduzir o vício pelo uso de celular.  Nele, você planta virtualmente uma sementeque cresce e se transforma em árvore. E para ela continuar crescendo e saudável, você precisa deixar seu telefone imóvel. Nada de checar as mídias sociais ou jogar joguinhos viciantes. Caso faça isso, sua planta não resistirá. 

 

Os outros dois aplicativos premiados neste ano pelo Google Play, Tala Kenya e TODXS, ainda apoiam um público amplo e podem ser adaptados para qualquer país e cultura. O primeiro tem a missão de levar crédito financeiro, de forma consciente, para quem mais precisa; e o segundo, de empoderar a comunidade LGBT+, educando a sociedade e transformando o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo e livre da discriminação. 

   

Para quem quer seguir esse caminho das tecnologias transformadoras para inspirar, nada melhor que as palavras do próprio Bill Gates: “Eu vi os milagres acontecerem antes. O computador pessoal. A internet. A vacina contra a poliomielite. Nenhum deles aconteceu por acaso. Eles são o resultado de pesquisa e desenvolvimento e a capacidade humana de inovar. Você pode ter a solução.”  

 

 

Sobre o Autor 

tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento. www.tegup.com  





© TegUP Ventures 2022. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.

Siga-nos nas redes:

Facebook Linkedin Instagram
.