Falar de logística hoje sem mencionar a necessidade da análise de dados estratégica em qualquer operação é algo impensável e distante da realidade de qualquer empresa moderna.
Em um mercado cada vez mais dinâmico, competitivo e tecnológico, isso se tornou uma peça-chave na distribuição de produtos. E, sem dúvida, essa nova era da transformação digital trouxe uma perspectiva diferente para as empresas, como decisões mais rápidas e inteligentes, baseadas em informações concretas — e não mais em suposições.
E se você quer saber mais sobre o tema e entender a importância de novas tecnologias e do uso correto da análise de dados na logística, fique até o final da leitura.
Vamos lá!
Por que a análise de dados se tornou algo indispensável na logística moderna?
Como se sabe, a logística envolve uma enorme quantidade de variáveis, bem como controle de estoque, previsão de demanda, roteirização, gestão de frota, custos operacionais, prazos de entrega, satisfação do cliente, entre muitos outros.
Logo, ao utilizar dados de forma estruturada, as empresas conseguem otimizar praticamente todos esses processos e trazer benefícios como:
- Prever demandas com mais precisão;
- Otimizar rotas e reduzir custos logísticos;
- Gerenciar estoques de maneira mais eficiente;
- Mitigar riscos operacionais;
- Aumentar a satisfação dos clientes;
- Tomar decisões estratégicas baseadas em cenários reais.
Em outras palavras, a análise de dados ajuda a tornar o processo logístico mais ágil, inteligente e competitivo, evitando erros, retrabalhos e até mesmo reduzindo riscos operacionais.
Dashboards, predição e BI: aliados na tomada de decisão logística
Atualmente, podemos dizer que uma logística eficiente vai muito além do armazém e do transporte. Aliás, ela pode ter início (meio e fim) nos dashboards dos gestores, que transformam dados brutos em informações visuais de fácil compreensão.
Afinal, eles oferecem uma visão panorâmica da operação, permitindo que gestores acompanhem, em tempo real, indicadores como:
- Status de entregas;
- Desempenho de transportadoras;
- Ocorrências e desvios operacionais;
- Níveis de estoque;
- Custos logísticos por rota ou por cliente.
Dessa forma, é possível agir de forma rápida diante de imprevistos, além de tomar decisões mais assertivas.
Análise preditiva
Outra vantagem indiscutível do uso da análise de dados na logística é a predição de riscos, gargalos e até mesmo prejuízos durante uma operação. Ou seja, com dados em mãos, o gestor pode tomar decisões previamente e:
- Prever gargalos operacionais;
- Antecipar variações na demanda;
- Sugerir a melhor distribuição de cargas;
- Identificar padrões de comportamento no mercado;
- Calcular riscos e probabilidades de atrasos.
Business Intelligence (BI)
O BI também é outra tecnologia fundamental nesse cenário moderno da logística e ele permite integrar dados de diferentes fontes — ERP, TMS, WMS, CRM, sensores IoT, telemetria, entre outros — e transformar isso em conhecimento estratégico.
Por exemplo, com o BI, os gestores conseguem:
- Avaliar cenários históricos e atuais;
- Gerar relatórios personalizados;
- Realizar análises comparativas;
- Criar simulações de cenários futuros;
- Tomar decisões baseadas em KPIs confiáveis.
Como a análise de dados impacta diretamente na logística moderna?
Imagine uma empresa que precisa entregar um produto em uma região com acesso limitado ou com inúmeras distribuições a serem atendidas no mesmo dia.
Sem análise de dados, escolher a melhor rota poderia ser um jogo de sorte, sujeito a atrasos, aumento de custos e insatisfação do cliente.
Agora, com uma operação baseada em dados, esse cenário muda completamente, permitindo que a empresa calcule, de fato, prazos mais precisos, números de entregas capazes de realizar naquele período, notificar o cliente sobre possíveis problemas, entre outros fatores.
Resultado: mais eficiência operacional, redução de custos e aumento da satisfação dos clientes.
Quem não investe em dados, inevitavelmente fica para trás.
A tegUP, o braço de inovação e Corporate Venture Capital da Tegma, nasceu com a missão de potencializar soluções inteligentes, conectadas e orientadas por dados para o setor logístico.
Por meio de parcerias estratégicas e desenvolvimento conjunto com startups, a tegUP atua diretamente na construção de ferramentas que colocam os dados no centro da operação.
O objetivo é claro: otimizar processos, aumentar a eficiência e gerar valor tanto para os seus clientes quanto aos parceiros.
Impulsione o sucesso do seu negócio com inovação prática e colaborações estratégicas: inscreva-se no Programa de Desafios da tegUP e faça parte da próxima geração da logística conectada e inteligente